sábado, 13 de outubro de 2012

noticias


União Europeia ganha prêmio Nobel da Paz
O comitê norueguês quis, com esse Nobel da Paz, aprumar uma instituição cambaleante e lembrar ao mundo que o sucesso do projeto europeu é de interesse de todos.
A União Europeia recebeu nesta sexta-feira (12) uma injeção de moral no momento em que enfrenta a pior crise econômica de sua história. O projeto de uma Europa unida foi o vencedor do Nobel da Paz de 2012.As imagens que chegam ultimamente são difíceis de conciliar com um Nobel da Paz. Europa? Em paz? A crise do euro tem feito pipocar protestos por tudo quanto é lugar, mas se a condição política e econômica dessa crise é questionada, a maioria da população dos países que mais sofrem, como Grécia, Portugal e Espanha é majoritariamente a favor da União Europeia.A memória dos horrores das guerras está fresca na cabeça de muita gente. Ainda existem sobreviventes dessa época e sob esse prisma a União Europeia significou a reconciliação dos dois países que mais se antagonizavam: França e Alemanha.São eles que começaram tudo e são eles que conduzem a locomotiva desse bloco de 27 países, 500 milhões de pessoas.Não foi a Europa que fez a paz, foi a paz que fez a Europa". A frase de um francês lembra que a prosperidade e o modelo social, que é a inveja de quase o mundo todo, são legados bastante concretos, mas são exatamente eles que estão cada vez mais ameaçados, e por isso a União Europeia nunca esteve tão criticada.O comitê norueguês quis, com esse Nobel da Paz, aprumar uma instituição cambaleante e lembrar ao mundo que o sucesso do projeto europeu é de interesse de todos.O Nobel da Paz é um reconhecimento a algo já feito ou às vezes, uma aposta para o futuro. No último caso, teve o Nobel para Barack Obama, que tinha sido eleito presidente dos Estados Unidos há pouco tempo e comandava um país envolvido em duas guerras.A União Europeia merece o prêmio pela manutenção da paz num continente que vivia em guerra, e pelo estímulo a ideais de democracia e respeito a direitos humanos. Isso valeu para Grécia, Portugal e Espanha, que viveram ditaduras e também para países do leste europeu, que se livraram o comunismo. Nesse aspecto, um Nobel da Paz é justificado. O que teria sido uma enorme surpresa é se a União Europeia tivesse ganho o de economia.

Escola Goiás recebe projeto Ações Integradas da BM
Projeto é desenvolvido pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo
A Escola Estadual Estado de Goiás, de Santa Cruz do Sul, recebeu nesta quarta-feira, 3, o projeto Ações Integradas nas Escolas. O projeto é desenvolvido pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) com o intuito de contribuir com a formação de crianças e adolescentes, acrescentando algo essencial para estes, como o direito a cidadania, prevenção, respeito ao próximo, conscientização sobre drogas e bebidas alcoólicas, através do envolvimento da Brigada Militar com a comunidade de forma estratégica, inovadora e comprometida.A Brigada Militar juntamente com os colaboradores, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), instrutores do Proerd, Pelotão Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, Grupo Trânsito Vida, Comando Rodoviário da Brigada Militar, leva ensinamentos com assuntos diversificados aos alunos.Durante o dia os policiais realizaram atividades sociais de prevenção criminal – abordando temas como educação ambiental, segurança no trânsito, prevenção a incêndio e acidentes domésticos, primeiros socorros, prevenção a violência e a drogadição, uso racional de medicamentos, assuntos relacionados ao consumismo, entre outros. O coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Comandante do CRPO/VRP, destaca a importância de programas como este que transmitem, através de seus representantes, conhecimentos diversificados de prevenção e valorização da vida, através de oficinas, montadas objetivando auxiliar a comunidade escolar na formação dos cidadãos do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário